Cruzeiro enfrenta Pouso Alegre na semifinal do Mineiro com seis desfalques

O Pouso Alegre recebe o Cruzeiro neste sábado (21), às 18h30, no Estádio Manduzão, para a primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro 2026. A equipe da casa, que faz campanha histórica, busca surpreender um dos favoritos ao título e largar em vantagem na disputa por uma vaga na grande final.

Portanto, o confronto marca o encontro de duas equipes com trajetórias distintas na competição. O Cruzeiro, com a melhor campanha geral na primeira fase, chega com o favoritismo e a vantagem de decidir o confronto em casa, no dia 28 de fevereiro. Por outro lado, o Pouso Alegre, que garantiu sua classificação com méritos, aposta na força de sua torcida para conquistar um resultado positivo em seus domínios.

Desfalques do Cruzeiro

Além disso, a Raposa enfrenta o duelo com seis desfalques importantes. Cinco deles são por lesões, com destaque para três atletas do ataque. O atacante Marquinhos segue afastado por rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, sofrido em 2025. Igualmente, Sinisterra e Chico da Costa também estão fora por lesões na coxa direita.

Na defesa, o zagueiro Jonathan Jesus está afastado por estiramento ligamentar no joelho direito, lesão sofrida no duelo com o Betim, em 1º de fevereiro. Também, o lateral-direito Kauã Moraes segue em tratamento de edema muscular na coxa direita.

Além dos lesionados, o técnico Tite não poderá contar com o volante Matheus Henrique, que foi expulso no jogo contra a URT pela oitava rodada do Campeonato Mineiro e cumpre suspensão.

Retornos importantes

Apesar dos desfalques, o Cruzeiro tem boas notícias. Três jogadores retornaram aos treinos de forma integral após concluírem tratamentos de lesão. O goleiro Matheus Cunha, que havia torcido o joelho direito e machucado o menisco, voltou a treinar normalmente na Toca da Raposa II.

Similarmente, os atacantes Kaique Kenji e Néiser Villareal também retornaram. Kenji se recuperou de um estiramento ligamentar no tornozelo direito, sofrido em duelo contra o Mirassol pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Por sua vez, Villareal superou um trauma no pé direito que ocasionou edema ósseo.

Regulamento e perspectivas

De acordo com o regulamento da Federação Mineira de Futebol (FMF), em caso de empate no placar agregado após os dois jogos, a decisão será nos pênaltis. Não há o critério do gol qualificado fora de casa, nem a vantagem para o time de melhor campanha na fase de grupos.

Portanto, para o confronto, a expectativa é de um jogo disputado. O Pouso Alegre tentará se impor fisicamente, enquanto o Cruzeiro buscará controlar a posse de bola e impor seu ritmo técnico, apesar dos desfalques.