Ipatinga renova frota de ônibus com 88 veículos modernos e sustentáveis

O sistema de transporte público de Ipatinga está prestes a passar por uma de suas maiores transformações nos últimos anos. A cidade receberá um total de 88 novos ônibus, um investimento que promete elevar a qualidade do serviço, oferecendo mais conforto, segurança e sustentabilidade para milhares de passageiros diariamente.

Os novos veículos são equipados com ar-condicionado e motorização Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de poluentes. A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Saritur, empresa concessionária do serviço, e a Prefeitura de Ipatinga.

Um dos novos ônibus foi apresentado em um evento no Parque Ipanema

Em entrevista à repórter Janete Araújo, Rubens Lessa, diretor da Saritur e presidente da Federação Estadual de Transporte de Minas Gerais, destacou a importância do investimento. “Este é um avanço muito grande para o transporte coletivo em Ipatinga. A população merece um serviço de qualidade, e estamos trabalhando intensamente para isso”, afirmou.

“São 88 novos ônibus, equipados com ar-condicionado, modelo Euro 6, que contribui muito para a melhoria do meio ambiente e o conforto de toda a população”, ressaltou Lessa.

Parte interna dos novos ônibus

Cronograma e impacto para o usuário

A substituição da frota será gradual. O primeiro veículo chegou nesta semana, e a previsão é que todos os 88 ônibus cheguem até o final do mês de março. A logística de substituição e a alocação dos novos carros nas linhas existentes serão definidas em conjunto com a prefeitura para minimizar qualquer impacto na rotina dos usuários.

Ministro Alexandre Silveira (centro), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (direita) e o assessor parlamentar Léo Patrick (esquerda), participaram da apresentação

Uma das principais preocupações da população, o valor da tarifa, também foi abordada. Segundo Rubens Lessa, apesar do aumento de custo gerado pela aquisição da nova frota, a expectativa é que não haja um repasse imediato para o bolso do passageiro. “Acreditamos que a tarifa será mantida nos patamares atuais. É uma questão que resolveremos junto à Prefeitura, analisando a tarifa técnica e a tarifa pública”, explicou o diretor.

A visão da Prefeitura

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, classificou a chegada dos novos ônibus como um “marco histórico” para a cidade. Ele explicou que a renovação da frota é um passo crucial para solucionar um problema crônico do transporte coletivo, relacionado a uma dívida histórica do município com a concessionária. Segundo o prefeito, essa dívida foi gerada pela extensão da gratuidade no transporte para maiores de 60 anos, implementada em 2005, sem a devida contrapartida financeira do poder público na época.
“De 2005 a dezembro de 2020, a Prefeitura nunca pagou um centavo dessa gratuidade. Com muito orgulho, sou o primeiro prefeito a pagar mensalmente por esse benefício. Fizemos um acordo judicial que reduziu a dívida e permitiu que os R$ 68 milhões dos novos ônibus, viabilizados com apoio do governo federal através do Novo PAC, fossem usados para abater parte desse valor”, detalhou Gustavo Nunes. Ele complementou que, além do ar-condicionado e do Wi-Fi, os veículos contarão com suspensão a ar, tornando as viagens mais confortáveis para todos.