ACE e CDL de Timóteo cobram retomada do estacionamento rotativo no Centro

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Timóteo estão cobrando da Prefeitura a retomada urgente do estacionamento rotativo no Centro Comercial Norte. A falta de vagas tem prejudicado o comércio local, principalmente em datas comemorativas, quando o fluxo de clientes aumenta significativamente.

Em entrevista ao repórter Felipe Machado, o presidente da ACE CDL, Alexandre Alves, explicou que a dificuldade de encontrar vagas de estacionamento no centro tem impactado diretamente o comércio. “A ausência do estacionamento rotativo permite que os veículos de pessoas que trabalham ou moram no próprio centro, além de motoristas que utilizam o local como um ponto de apoio por trabalhar em outras cidades, ocupem as vagas por um longo período de tempo, reduzindo assim o acesso dos clientes ao comércio no centro”, afirmou.

Medidas paliativas não resolvem o problema

Para tentar amenizar a situação, especialmente durante as últimas datas comemorativas, a Prefeitura liberou o estacionamento da Praça das Castanheiras como alternativa. No entanto, segundo Alexandre Alves, a medida é apenas temporária e não resolve o problema estrutural. “Entendemos que essa medida é apenas paliativa e que a necessidade da retomada do estacionamento rotativo, do faixa azul, é um fato”, destacou.

As entidades defendem que a reativação do sistema de faixa azul é fundamental para garantir a rotatividade das vagas e facilitar o acesso dos clientes às lojas do centro. Sem o controle de tempo de permanência, os veículos ocupam os espaços por períodos prolongados, prejudicando o fluxo comercial.

Vagas em 45 graus podem aumentar oferta

Além da retomada do estacionamento rotativo, a ACE e a CDL propõem a implantação de vagas em 45 graus, uma medida que pode aumentar significativamente o número de espaços disponíveis. “A implantação de vagas em 45 graus se apresenta como uma alternativa positiva, porque além de aumentar o número de vagas disponíveis, ela vai contribuir também para melhorar a organização do fluxo de veículos na área central”, explicou o presidente.

A proposta técnica faz parte do ofício encaminhado pelas entidades à Prefeitura em dezembro, que também reforça a importância da fiscalização das vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, garantindo a rotatividade adequada.

Expectativa de retomada em 2026

Segundo Alexandre, já houve conversa entre a Associação Comercial e a Prefeitura, inclusive com o prefeito Capitão Vítor, que demonstrou intenção de retomar o sistema de estacionamento rotativo. “A expectativa é que essa retomada já possa acontecer logo mais no início desse ano, de 2026, e o mais importante, antes das datas principais comemorativas, que vai favorecer o fluxo de clientes e o fortalecimento das vendas no comércio de Timóteo”, afirmou.