AO VIVO 91.7 FM

Conta de luz continuará com bandeira amarela em julho

Portal Educadora

Publicado há 2 horas

COMPARTILHAR

WhatsApp
Facebook
Email
Aneel mantém bandeira tarifária amarela em julho. Consumidores seguirão pagando acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária amarela será mantida durante o mês de julho, o que significa que os consumidores continuarão pagando um valor adicional nas contas de energia elétrica. O acréscimo permanece em R$ 1,885 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada em razão das condições menos favoráveis para a geração de energia no país durante o período seco. Com a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado.

A bandeira amarela está em vigor desde abril deste ano e continuará sendo aplicada aos consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Como funciona o sistema de bandeiras

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente as condições de geração de energia elétrica no país e seus impactos sobre o custo da conta de luz.

  • Bandeira verde: sem cobrança adicional;
  • Bandeira amarela: acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos;
  • Bandeira vermelha – Patamar 1: cobrança extra de R$ 4,46 por 100 kWh;
  • Bandeira vermelha – Patamar 2: acréscimo de R$ 7,87 por 100 kWh.

Aneel orienta consumo consciente

Diante da manutenção da bandeira amarela, a Aneel reforça a importância do uso racional da energia elétrica. A recomendação é evitar desperdícios, adotar hábitos de consumo mais eficientes e contribuir para reduzir os custos da conta de luz, além de preservar os recursos do sistema elétrico nacional.

Com informações da Agência Brasil

Recentes