Protesto em Resplendor interrompe circulação do trem de passageiros da Vale

A circulação do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi suspensa nesta segunda-feira (2), nos dois sentidos, devido a um protesto que bloqueou a linha férrea na altura da cidade de Resplendor, em Minas Gerais. A manifestação, que teve início na tarde de domingo (1º), impediu a passagem de uma composição da Vale que transportava mais de 670 passageiros, forçando a interrupção da viagem.

Segundo informações do portal Tribuna Online, populares protestam contra a retomada da captação de água do Rio Doce. Eles se opõem ao uso da água para abastecimento humano. A mobilização começou após o município receber um ofício que comunicava o fim do abastecimento emergencial. Este sistema estava em vigor desde o rompimento da barragem da Samarco, em 2015. O desastre ambiental comprometeu a qualidade da água do rio na região.

Posicionamento da Vale

Em nota oficial, a Vale confirmou a suspensão do trem. A empresa orientou os passageiros sobre as opções disponíveis. Leia a íntegra da nota:

“A circulação do trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas está suspensa nesta segunda-feira (2/2) nos dois sentidos, devido a uma manifestação em Resplendor (MG), iniciada no domingo. Os passageiros podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de 30 dias. Mais informações podem ser solicitadas por meio do canal Alô Vale (0800 285 7000)”

Qualidade da água

A Samarco informou que realizou testes de tratabilidade da água do Rio Doce. Os testes ocorreram nos municípios de Itueta e Resplendor. Segundo a empresa, os resultados indicam que a água está dentro das especificações da legislação brasileira. Portanto, ela pode ser consumida após tratamento convencional nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). A empresa acrescentou que laboratórios acreditados conduziram as análises. Uma empresa de auditoria independente validou os resultados, com acompanhamento do Comitê Estadual de Minas Gerais.